quinta-feira, 21 de outubro de 2010

TCC

INSTITUTO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA AVANÇADA - IBTAUNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DO MARANHÃO - UNIVIMA
MBA EM GESTÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO






PROJETO DA MONOGRAFIA (TCC)







MARIA GORETE ARAÚJO










SÃO LUÍS - MA
2010






Maria Gorete Araújo


GESTÃO DE AMBIENTES INFORMATIZADOS NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE SÃO LUÍS/MA

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Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Pós – Graduação (MBA) em Gestão e Ensino de Ciências, Tecnologia e Inovação da Faculdade Veris, como requisito para elaboração do trabalho de conclusão do curso.
Orientadora:













São Luís/MA

2010







1 CARACTERIZAÇÃO DE PESQUISA


1.1 Tema


Gestão de Ambientes Informatizados na rede pública Municipal – São
Luís/MA



1.2 Problematização



Com tantos desafios educacionais e com as transformações tecnológicas acerbadas, como será que a Gestão de Ambientes Informatizados se preocupa em buscar inovação tecnologias no educador para que os alunos possam gerar novos desafios oportunizando a nova realidade de utilização dos recursos tecnológicos?


1.3 Hipóteses


As Tecnologias de Informação no Ambiente Informatizado ganham destaque na atualidade nas escolas pública rede da municipal de São Luís, devido as novas Mídias e Tecnologia que invadem os nosso cotidiano e aceleram e aprofundam essas transformações educacional devidos à conseqüência do crescimento econômico e de fatores que contribuem para as exigências sejam elas pessoais, sociais e profissionais.
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1 - 4 Objetivos

1.4.1 Geral



O objetivo geral desta pesquisa é analisar Identificar e compreender as estratégias utilizadas na Gestão de Ambientes informatizados da Escola Pública Municipal de São Luís/MA em relação a utilização das ferramentas e recursos disponíveis que venha contribuir para inclusão digital de profissionais da educação e alunos desta forma contribuir para melhoria do ensino público e uma gestão de qualidade.


1.4.2 Específicos


 Levantar informações sobre a história da Tecnologia de Informação em Gestão de Ambientes Informatizados da Escola Pública Municipal de São Luís/MA;
 Identificar fatores do processo de inclusão dos recursos de informação e comunicação em Ambientes Informatizado;
 Caracterizar o tipo de TI inovadora utilizada na Gestão do ambiente
 Refletir sobre as novas formas de ensinar e aprender no uso das diferentes tecnologias no ambiente.

1.5 - JUSTIFICATIVA
Estamos na era da informação, porém a informática educacional deixou de ser uma forte tendência e passou a ser uma imprescindível realidade. Em toda parte a sociedade exige que os alunos sejam digitalmente alfabetizados e cobram das instituições de ensino providências no sentido que facilite a vida de pessoas, tornando mais ágil e prática aos desafios da vida.
Portanto, pesquisar a gestão no ambiente informatizado enquanto prática que busca registrar, compartilhar todos os fazeres e os saberes, pois a interação entre ambos facilita educando e educadores a conhecerem as ferramentas utilizadas no ambiente informatizado bem como o contexto onde estão inseridos, favorável ao uso de microcomputadores na rede pública do nosso município.




2 - METODOLOGIA

Nossa pesquisa será realizada por meios das estruturas no que concerne a sua classificação, no qual consistem os meios utilizados para alcançar os objetivos da pesquisa.


2. 1 Tipo de pesquisa


Quanto aos meios a pesquisa será bibliográfica e de campo. Bibliográfica para fundamentação teórica em livros, revistas especializadas, dissertações, teses e monografias como dados pertencentes ao assunto e também em documentos eletrônicos.
A pesquisa será de campo, porque coletará dados primários junto ao Ambiente Informatizado rede municipal de são Luís/MA, previamente selecionada, que inclui funcionários e educadores da instituição.


3. 2 Universo e amostra
O universo da pesquisa selecionada será no Ambiente de Informática, na escola municipal na cidade de São Luís, nossa pesquisa será feita a partir de questionários e observações, entre Gestor, educando, educador e profissional da educação. O levantamento de dados será feito à bibliografia consultada e através da pesquisa de campo que tratam do objeto de pesquisa, pois pretendemos analisar as varias vertentes que nos levaram a alcançar o resultado desse trabalho acadêmico.


3.3 Instrumentos de coleta de dados


Quanto à coleta de dados para responder ao problema será utilizado um questionário composto de 10 perguntas especificas ao assunto.
Depois de feita todas as consultas e colhidas todas as informações necessárias, partiremos para elaborações e organizações do trabalho monográfico (TCC), ao qual nos propomos, ou seja, fazer um estudo através do materialismo dialético que pode ser analisado dentro de uma perspectiva global ou por etapas do desenvolvimento da história gestão em ambientes informatizado escolhida, em relação a qualidade e até a realidade atual.

4 – Referencias
WWW.mec.gov.br
http://www.cultura.ufpa.br/dicas/open/calc-gra.htm
Almeida, Maria Elizabeth B.T.M.O computador na escola: contextualizando a formação de professores: praticar a teoria,refletir a prética: São Paulo, 2000. Tese (Doutorado em Educação)- Programa de Pós Graduação em Educação: Supervisão e Curriculo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 200

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