quinta-feira, 21 de outubro de 2010

O Papel do Gestor

O gestor que pretende educar para a cidadania sabe que desde já que terá grandes responsabilidades nos sistemas de rede dos ambientes informatizados como processo educativos, o qual deve desenvolver projetos pedagógicos no uso das tecnologias de informação e Inovação nas escolas da rede públicas para que as novas Tecnologias gerem os saberes e as práticas da cidadania ativa.
O gestor sabe que o exercício da cidadania é sustentado por um corpo de valores e de virtudes aceitáveis universalmente a cultura a justiça, a verdade, a coragem e a liberdade, e ela se constitui uma garantia da democracia e só se exerce em contextos democráticos.
Portanto as TIC's no ambiente Informatizado podem ser usadas nas escolas públicas como uma ferramentas de trabalhos a serem usados com criatividade por parte dos professores e alunos na realização das atividades mais diversas, na medida em que pode ser enquadrada os projetos da escola, possibilitando um claro protagonismo do aluno na aprendizagem. Porém para uma Escola de cidadãos, onde se define o conceito da educação para a cidadania.
A educação para a cidadania nas nossas escolas pública deve entender-se, em primeiro lugar, como a formação continuada de cada professor e de cada jovem para estruturar a sua relação com a sociedade, de acordo com regras básicas de convivência que valorizem a autonomia , a responsabilidade individual e a participação do individuo como sujeito ativo.
Como certamente todos estarão de acordo, este é um caminho a fazer onde coordenadores, Educadores, Profissionais da educação, pais, educandos e toda a comunidade escolar, devem unir-se nesta caminhada para poder concretizar uma participação ativa tendo em vista a construção de um mundo melhor, no qual todos temos lugar como pessoa diversas, por isso, é importante o modo como o Gestor e a Escola se organizam, como funcionam, como garantem a comunicação que facilite uma interação na nova forma de aprender. É, assim, necessário que os regulamentos e as normas pela qual o Gestor se fundamente tem relevância como fator decisivo na construção fazer pedagógico..
Os órgãos de gestão e orientação escolares devem estar muito atentos aos fatores de desequilíbrio do normal funcionamento os ambientes da escola, o qual deve ser exercício e 'treino' para a vida social futura.
É, assim, importante que os agentes educativos procurem eliminar os fatores negativos prejudiciais ao franco progresso de uma cidadania equilibrada e corretamente exercida: discriminação da diferença, a humilhação, a ironia, a monopolização da palavra, e encontrem fatores que promovam o respeito por si mesmo, pelos outros, pelo bem comum, a afetividade, manifestada no exercício de escuta e libertação da palavra do educando e de todos que compõem o ambiente escolar.
Uma exigência séria para que o Gestor e a Escola possam ser veículo de educação para a cidadania é que ela se assuma como instituição de formação e de educação pelo reconhecimento de valores e das regras que os promovam e defendam. Assumir que a Escola está integrada no meio e que é fator de
socialização e é indispensável. Porém, ela está ao serviço da formação e educação de pessoas que estão ali para inovar e a transformar o meio em que vivem, procurando sempre transmitir qualidade, dignidade e futuro.
O gestor que procurar educar para a liberdade deve oferecer, dentre outras coisas, condições ambiente onde possamos conquistar as nossas as suas aptidões, nos tempos e momentos certos, respeitando possibilitando por meios das quais poderemos encontrar novas resposta para velhas perguntas.

Nenhum comentário: