domingo, 16 de novembro de 2008

Oficinas Pedagógicas para Professores de Matemática su 3º e 4º Ciclos do Ensino Fundamental

Justificativa


A inclusão escolar, seja por evasão, por repetência, é grande, e a Matématica é considerada uma das maiores responsáveis por isso.O prejuízo educacional que mais temida das máterias escolares causa não se restringe à escola, pois muitas pessoas passam a vida fugindo da Matematica, sofrendo crendices ou preconceitos referente a mesma.Porém o sucesso ou o fracasso dos alunos depende de uma relação estabelecida desde os primeiros dias escolares entre a Matemática e os alunos , é importante que o professor empregue uma metodologia de ensino aprendizagem onde o aluno possa compreender o conteúdo aplicado .
As dificuldades de ensino por parte do professor de Matematica são decorremtes, também, de sua formação inicial, uma vez que as instituições locais de ensino superior ainda não perceberam qual a matemática o professor licenciado deve conhecer para poder ensinar na educação básica, privilegiando apenas o ensino de matemática superior, aquém das necessidades dos nossos alunos no ensino básico. Segundoos PCNs.
A matemática comporta um amplo campo de relações, regularidades e coerência que despertam a curiosidade e instigam a capacidade de generalizar, projetar, prever e abstrair, favorecendo a estruturação do pensamento e do desenvolvimento do raciocínio lógico.Faz parte da vida de todas as pessoas nas experiências mais simples como contar, comparar e operar sobre quantidades. Nos calcúlos relativos a sálarios, pagamentos e consumo, na organizaação de atividades como a agricultura e pesca, a Matemática se apresenta como um conhecimento de muita aplicabilidade. Também é um instrumental i,poartante para diferentes áreas do conhecimento, por ser utilizada em estudostanto ligados às ciências sociais e por estar presente na composição musical, na coreografia na arte e nos esportes (MEC,1008,p.29). Porém a formação acadêmica do professor de Matamática não vista sob esse aspecto, ressaltando tão somente o pensamento científico e tecnologico e sempre fazendo uso do método dedutivo, exacerbado de formalismos e demonstração, desvirtuando o foco do aluno no contexto educacional frente às atuais tendência do ensino; uma vez que "é relativamente recente, na história da Didática, a atenção ao fato de que o aluno é agente da construção do seu conhecimento, pelas conexões que estabelece com o seu conhecimento prévio no contexto de resolução de problemas" (MEC, 1998,p.40).Nessa perspectiva, cabe ao professor rever a sua postura diante do aluno e das situações de ensino -aprendizagem:

Numa perspectiva de trabalho em que se considere a criança como protagonista da construção de sua aprendizagem, o papel do professor ganha novas dimensões. Uma faceta desse papel é a de organizador da aprendizagem para desempenhá-la, além de conhecer as condições socioculturais, expectativas e competência cognitiva dos alunos, precisará escolher o(s) problema(s) que possibilita(m) a construção de conceitos/procedimentos e alimentar o precesso de resolução, sempre tendo em vista os objetivos a que se propõe atingir (MEC,1998,p. 40).

Portanto objetivando incorporar novas formas de ensinar e aprender Matemática, trabalhando os conteúdos na forma de oficinas pedagógicas, voltadas para trabalhar problemas com resolução, jogos, uso de materiais concretos e avaliação.Formação das oficinas visa socialização de experiências e discusão das diversas tendencias atuais no ensino das Mídias em Matemática.

Objetivos:




Incentivar o professor a troca de experiências nas nossas socialização

Refletir acerca de aspectos teórico-metodologicos que englabam situaçõaes de ensino-aprendizagem.

Desenvolver ações compartilhadas, através do planejamento, atividades práticas voltadas às situações da construção do conhecimento.


Metodologia

Aulas expositivas-participantes e trabalhos em grupos, afim de desencadear discuções acerca dos aspectos teórico-metodologicos, promovendo assim um trabalho cooperativo a socialização do saber.

Nenhum comentário: